A pesquisa foi aplicada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).
A avaliação se baseou principalmente na transparência ativa, que envolve a divulgação espontânea de dados, independentemente de solicitação. Os portais analisados foram classificados como diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente.
A metodologia da avaliação dos portais prevê a verificação de pelo menos 200 itens de avaliação em cada um dos sites. O Poder Legislativo de Barra Funda alcançou o selo Ouro com 87,33% no índice de transparência.
Os selos são concedidos às instituições que alcançam 100% dos critérios essenciais, sendo necessário manter um nível de transparência entre 95% e 100% para ganhar o Selo Diamante, 85% e 94% para receber o Selo Ouro e 75% e 84% para ganhar o Selo Prata.
A iniciativa tem apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), além dos Tribunais de Contas brasileiros.
Para ter acesso ao Radar da Transparência Pública, clique no link abaixo:
Site atualizado no dia: 12 de dezembro de 2025
Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)